AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA
A MoreValue tem como objetivo prestar um serviço de excelência na área da avaliação imobiliária, assente no rigor, na imparcialidade e na competência técnica.
O trabalho de avaliação da MoreValue, consiste na determinação do Valor de Mercado de um bem imobiliário, com base em informação escrita legal fornecida ao avaliador pelo Cliente e verificada na visita ao local, tendo em conta a situação do mercado atual na envolvente do imóvel a avaliar.
A MoreValue, baseada no conhecimento técnico, profissional e multidisciplinar da sua equipa, garante que a metodologia de avaliação escolhida é a que melhor se aplica ao imóvel a avaliar.
As avaliações da MoreValue são, na sua totalidade, analisadas e validadas pelo Departamento Operacional, onde são atestados os valores a elas atribuídos, os métodos nelas utilizados e a sua homogeneização, garantindo-se que as mesmas estão de acordo com os requisitos legais aplicáveis, com o rigor dos procedimentos internos e prontas para a respetiva entrega ao Cliente.
Lista de algumas das finalidades das avaliações da MoreValue:
- Operações de Crédito Hipotecário
- Património Empresarial
- Compra/ Venda ou Arrendamento
- Aquisições e/ou Fusões de Sociedades
- Para efeitos contabilísticos
- Seguros
- Partilhas
- Para efeitos de aquisição / financiamento de Máquinas, Equipamentos Industriais, Embarcações e Veículos.
Para a determinação do Valor de Mercado do Imóvel a MoreValue aplica as seguintes metodologias, consoante o tipo de imóvel em avaliação:
- Método comparativo ou de Mercado: este método permite determinar o valor de mercado do imóvel tendo por referência os valores de transação de imóveis semelhantes e comparáveis ao imóvel objeto de estudo, obtidos através da prospeção de mercado realizada na zona. De acordo com a visita efetuada ao local, são efetuados os devidos ajustamentos, tendo em consideração as diferenças como a localização, acessos, dimensões, estado de conservação, enquadramento, etc., de modo a obter o montante que melhor traduz o valor do imóvel.
- Método do Rendimento: este método permite determinar o valor de mercado do imóvel tendo por base a capacidade do imóvel em gerar benefícios (rendas efetivas ou potenciais), convertendo esses mesmos benefícios num valor atual, através de uma determinada taxa de capitalização.
- Método do Custo: este método permite estimar o valor de mercado do imóvel pelo custo de substituição por outro semelhante, com iguais caraterísticas, utilizando materiais e tecnologias atuais a preço de mercado, deduzindo-se o valor correspondente à depreciação física/económica/funcional verificada.
- Método do Valor Residual – usando uma abordagem estática ou dinâmica – Discounted Cash Flow “DCF”, consoante o tipo de imóvel: este método permite estimar o valor de mercado do imóvel que é suscetível de desenvolvimento urbanístico, no princípio do maior e melhor uso, desde que legal e economicamente viável, tendo em conta o mercado imobiliário envolvente. No entanto, quando já é conhecido o destino futuro do imóvel e sempre que o mesmo seja legalmente viável, será esse o projeto que servirá de base para a estimativa do valor de mercado do imóvel.
- Método do Rendimento - usando uma abordagem dinâmica – Discounted Cash Flow “DCF”: este método permite estimar o valor de mercado do imóvel, com base no respetivo rendimento, mediante uma perspetiva dinâmica, projetando os fluxos de caixa das receitas futuras de exploração e dos custos inerentes associados, aplicando-se uma determinada taxa de atualização, que é calculada com base na rentabilidade de um investimento sem risco adicionada de um prémio de risco específico.
Normas nacionais:
- Lei n.º 153/2015, de 14 de setembro;
- Regulamento da CMVM n.º 2/2015, de 17 julho;
- Decreto-Lei n.º 27/2023, de 28 abril;
- Decreto-Lei n.º 287/2003, de 12 de novembro;
- Norma Regulamentar n.º 16/99, de 29 de dezembro;
- Sistema de Normalização Contabilística – SNC;
- Demais legislação aplicável.
Normas Internacionais:
- EVS – European Valuations Standards
PORTFÓLIO
A MoreValue a operar no mercado imobiliário em Portugal, desde 2014, com independência e rigor, presta serviços a algumas das mais importantes empresas nacionais e internacionais, em várias áreas do sector.
A MoreValue dispõe, no portfólio da sua atividade, de uma vasta experiência na avaliação imobiliária, em reavaliação e em vistoria de acompanhamento de obras, para diversas finalidades, com cobertura Nacional e Ilhas, podendo referir diversos tipos de ativos, tais como:
- Habitação – Unifamiliares e Multifamiliares
- Comércio
- Serviços / Escritórios
- Indústria
- Terrenos urbanos e rústicos
- Instalações Industrias – Património imobiliário, máquinas e equipamentos
- Empreendimentos Turísticos e Resorts
- Centros Comerciais e Retail Parks
- Aquaculturas
- Hoteis
- Balneários Termais
- Hospitais
- Postos de Combustível
- Herdades
- Complexos de Golfe
- Aeródromos
- Imóveis de acordo com o Aviso 5 do Banco de Portugal
- Portos de Recreio
CAPACIDADE DE EXECUÇÃO E CREDENCIAÇÃO
A MoreValue confirma que possui os conhecimentos apropriados, capacidades e habilitações para atuar com independência e objetividade.
Os peritos avaliadores da MoreValue estão devidamente habilitados e credenciados para a realização de avaliações de ativos imobiliários.
De acordo com as boas práticas de avaliação imobiliária a MoreValue, garante a qualidade de todo o processo de avaliação, com o cumprimento da legislação nacional em vigor, aplicável à sua atividade, bem como com as normas de conduta e as normas de execução técnica constantes nas EVS – Normas Europeias de Avaliação, editadas pelo TEGoVA The European Group of Valuers´Associations.
CONFIDENCIALIDADE E PROPRIEDADE INTELECTUAL
A MoreValue manterá a titularidade de quaisquer direitos de propriedade intelectual sobre a metodologia de trabalho que se utilize para a prestação dos serviços, assim como sobre as técnicas e os métodos utilizados.
A MoreValue compromete-se a observar estrita reserva e confidencialidade sobre toda a informação que, no âmbito da prestação dos serviços, ou, caso aplicável, depois da sua finalização, receba sobre os negócios e assuntos próprios da outra parte, obrigando-se a não utilizar tal informação, em qualquer forma ou finalidade alheia à prestação dos serviços efetuados.
Conflito de Interesse
Confirmamos que para a execução de quaisquer trabalhos não poderemos ter qualquer conflito de interesse, nem pela parte do comprador, nem do proprietário ou das propriedades.